top of page
  • Foto do escritorComunicação Agaciel Maia

Discurso nº 01/2020


A economia do Distrito Federal cresceu 1,8% no terceiro trimestre de 2019, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal (Idecon-DF), ainda não foi divulgado dados do último trimestre.


Segundo a análise, todos os setores econômicos locais monitorados registraram crescimento: Agropecuária, 1,4%; Serviços, 1,8% e Indústria, 1,4%. Nos cálculos desmembrados, o destaque vai para a Construção Civil, que faz parte do ramo industrial e teve alta de 0,8% no período, o melhor resultado desde junho de 2013.


Os indicadores gerais apontam uma melhora na economia do Distrito Federal em comparação tanto com o país como a outros estados. Tivemos um crescimento no PIB de 1,8%, enquanto a média do país está 1%. A grosso modo é quase o dobro. A inflação do DF é a menor do país. Estamos com 2,10%, que é abaixo do piso da meta nacional, de 2,75%.


Mas, ainda estamos longe do ideal, a situação ainda é preocupante, é necessário a implantação de projetos para alavancar e desburocratizar a economia local. Temos que combater a burocratização, que é um dos grandes inimigos da geração de emprego e do crescimento da economia. O fim da burocracia irá auxiliar no andamento de licitações, obras e parceiras público-privadas.


Brasília tem tudo, só precisa ser colocada em uma marcha de desenvolvimento que mostra aos empresários que essa cidade tem condições para se desenvolver, que eles podem ganhar dinheiro aqui gerando empregos e movimentando a economia do Distrito Federal.


Deputado Agaciel Maia




19 visualizações0 comentário
bottom of page